As Tontas Vão ao Céu

terça-feira, 15 de maio de 2018

Primária - Atividade Minha Árvore Genealógica


Meninas,
A Carla Ribeiro compartilhou a programação de uma atividade sobre genealogia que fez com os valorosos de sua ala:

Preparação:
Pedir para que as crianças levem uma folha com os nomes de seus antepassados: avós maternos e paternos, bisavós e assim por diante.
Baú do Tesouro: Montar uma caixa para ser o baú do tesouro. Dentro, colocar objetos antigos como fotos, documentos ou outros itens que representem tesouros genealógicos.
Montagem de uma árvore genealógica grande, para ser usada como exemplo para as crianças verem como é feita a organização dos nomes.
Decoração da sala com algumas árvores feitas de papel nas paredes.

Materiais necessários:
Folhas impressas com a árvore genealógica
Bexigas
lápis grafite

Abertura e apresentação da atividade
Hino: Eu gosto de ver o templo
Oração:
Fale sobre um momento de sua vida em que você ficou longe de sua família. Converse com as crianças sobre como você se sentiu quando ficou longe de sua família e deixe que algumas crianças também contem experiências semelhantes. Peça que uma criança fique de pé no meio da sala.
Peça que algumas crianças fiquem ao lado dela para representar seus pais, avós e bisavós e que outras crianças fiquem do outro lado dela para representar sua posteridade. Pergunte se as crianças sabem como essa família poderia ficar unida para sempre. Diga que, graças à autoridade do sacerdócio ninguém precisa separar-se da família: nossa família pode ficar unida para sempre. Explique-lhes que o templo é o lugar onde podemos ser selados para a toda eternidade.
Diga para as crianças que é o desejo do Pai Celestial que nos casemos no templo e que tenhamos uma família eterna.
A árvore genealógica:
Por querermos ter uma família eterna fazemos a história de nossa família, ou seja, a genealogia para que possamos assim saber a nossa linhagem, de onde viemos e fazer as ordenanças necessárias no templo para que todos possam ficar unidos para sempre.
 Explique o que é uma árvore genealógica e em seguida, faça uma demonstração na árvore genealógica exemplo de como organizamos e onde colocamos cada nome da nossa família.
Diga para as crianças que chegará o momento (mais perto do topo da árvore) em que não saberemos mais o nome das pessoas que fazem parte da nossa família, pois elas viveram e já morreram a algum tempo.
Existem alguns locais onde poderemos encontrar informações sobre essas pessoas e assim completar nossa árvore.

Atividade com bexigas:
Dê uma bexiga vazia para cada criança e peça para elas encherem e amarrarem. Dentro de cada bexiga deverá ser colocado um papel com um local onde podemos encontrar informações sobre nossos antepassados, como:
Diários
Documentos
Conversando com nossos familiares: avós, tios, pais, etc.
Cartórios
Cemitérios
Registros religiosos
Objetos antigos
Livros
Site Family Search, etc.

Coloque uma música e deixe as crianças jogarem suas bexigas. Ao parar a música, peça para que elas as estourem e as crianças que ao estourar a bexiga encontraram um papel, devem permanecer na frente com a líder enquanto as outras se sentam.
Cada papel deverá ser lido e a criança poderá ser convidada a dizer como tal coisa pode ajudar em sua genealogia. Esse é um rico momento onde líder, crianças e pais podem discutir sobre o assunto.
As crianças deverão ser encorajadas a buscar essas informações e começarem desde já sua Genealogia.

Baú do Tesouro
Explique para as crianças o que é um baú do tesouro e diga que você trouxe um baú de tesouro genealógico. Mostre cada item e expresse para as crianças o porquê de cada item ser valioso.
Preste seu testemunho sobre genealogia e se possível, convide os que estiverem presente a também o prestarem (se aplicável).



Construção da árvore Genealógica
Dê para cada criança uma cópia da árvore genealógica, um lápis e borracha para que possam preencher com seus dados familiares.


A atividade poderá ser encerrada com um hino, oração e em seguida, com um lanche.


Espero que tenham gostado do(s) arquivo(s) e/ou fotos e que também possam enviar seus arquivos e fotos para serem compartilhados no blog (souumadastontas@gmail.com), Não esqueçam de colocar no e-mail o nome da ala, estaca, cidade e estado. Ao enviarem seus arquivos, enviem sem os nomes de suas alas ou estacas para que eles possam ser usados por mais pessoas. Para informações sobre o uso dos arquivos do blog leiam atentamente as instruções aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários que tiverem links de blogs, serão excluidos. Assim como os comentários de divulgações de sites, blogs e qualquer outro meio de vendas. Se quiserem que o blog ou produto seja compartilhado no blog, mandem por e-mail.