As Tontas Vão ao Céu

terça-feira, 13 de setembro de 2016

Atividade do Seminário - "Nós Temos um Templo Hoje" (Velho Testamento)

Pessoal,
Como esse ano no seminário estudamos algumas vezes sobre os templos construídos. Então fiz uma atividade com os jovens no jardim do Templo de São Paulo. Avisei para eles dois meses antes que deveriam juntar dinheiro para comprar a versão nova da Bíblia. O critério é que eles não pedissem esse dinheiro para seus pais, deveriam fazer algum projeto de serviço. Dois rapazes venderam chaveiros e uma moça fez cadernos com fita de cetim para terem o dinheiro.
Outra coisa que combinei com eles, é que deveriam fazer o mesmo para pagar a passagem de ônibus. Apesar de morarmos em Embu das Artes e outros em Taboão da Serra (nossa ala está na divisão das duas cidades), moramos próximo ao Templo de São Paulo. Basta pegarmos um ônibus intermunicipal e em 40 minutos estamos lá.
O objetivo de irmos de ônibus era ensinar para que eles pudessem ir ao templo com mais frequência e sempre se desejassem pudessem pegar o ônibus e ir até o templo, ficar no jardim, na salinha de espera e ir na lojinha. Pois verifiquei durante as aulas que apenas uma moça sabia ir ao templo de ônibus, os demais não sabiam porque todo mês na data do batistério, os líderes levam os jovens de carro. Alguns deles nem sabiam que tinha uma lojinha no templo onde podem comprar gravuras, CDs, DVDs e outras coisas.
Eu não montei um convite para entregar à eles, mas fiz um modelo que vocês podem entregar:



Combinei de me encontrar com os jovens em um ponto de ônibus estratégico. Infelizmente não foi nem metade dos meus alunos, alguns porque aconteceram imprevistos e outros por puro desinteresse.
Quando chegamos no templo, fomos direto para a lojinha.
Essa atividade acabou sendo bem especial, achei que a duração dela teria no máximo 1 hora, mas acabou tomando muito tempo porque os jovens participaram muito bem.
Na lojinha cada um pegou sua nova Bíblia e depois olharam os corredores e compraram gravuras, lápis de marcar escrituras, revistas e posteres. Fiquei bem feliz por eles terem gostado tanto.
Essas foram as minhas comprinhas, pois eu havia comprado a Bíblia alguns meses atrás:


Depois forramos uma toalha na grama em frente ao templo e dei uma breve mensagem sobre a importância dos templos, conversamos sobre o tabernáculo (época de Moisés) e do templo (época de Salomão), falamos sobre as diferenças e o propósito deles.
Passei para eles dois vídeos bem bacanas da igreja, o primeiro foi usado no seminário esse chamado, ele fala sobre o Tabernáculo:

:

Como os jovens que foram para a atividade já são bem maduros no evangelho e tinham algumas dúvidas sobre os garmets, eu mostrei esse vídeo oficial da igreja que foi traduzido pela página SUD Br:


No Youtube também tem vários vídeos oficiais da igreja que mostram como eles são por dentro, inclusive tem de alguns dos templos do Brasil.
Encerrei a mensagem pedindo que eles avaliassem sua frequência ao templo, não só no Batistério, mas de irem na lojinha, ficar no jardim e expliquei que quando precisarem de paz e inspiração, podem ir ao templo e ficar no jardim ou na salinha de espera, que não precisam estar com roupa dominical para isso.
Em seguida fizemos a atividade chamada "Capsula do Tempo do Templo", no ano passado fiz essa mesma atividade na classe das Abelhinhas quando fui conselheira (post aqui). Mas como todo material estava voltado para as moças, tive que refazer e colocar em tema unissex, assim os rapazes também poderiam usar:


Os potes eu usei os que sobraram no ano passado para as moças e para os rapazes fiz um arquivo novo, mas coloquei ambos os arquivos em um único para ser mais fácil pra vocês. O primeiro modelo, não marquei os ingredientes, caso queiram escrever outra coisa:





Quero agradecer imensamente ao irmão João N. Brito Junior (Osasco-SP) que fez um desenho exclusivo para o blog do templo.
Entreguei para cada jovem uma foto deles mesmos que peguei no Facebook, uma flor branca, uma vela e uma gravura impressa do templo de São Paulo, mas vou compartilhar com vocês gravuras de todos os templos do Brasil:

Templo de Curitiba-PR

Templo de Manaus-AM

Templo de Recife-PE

Templo de São Paulo-SP

Templo de Campinas-SP

Tempo de Porto Alegre-RS

Em seguida as moças escolheram modelos de vestidos de noivas. Como uma delas uma vez me falou que quer se casar com um vestido que não seja longo, procurei alguns modelos nos padrões na internet:





















 





Os rapazes escolheram modelos de ternos, não achei muitos modelos diferentes:










Entreguei a folha na qual tiveram que marcar as qualidades que precisam desenvolver em si mesmos para que possam casar-se:



A folha seguinte, foi das qualidades do cônjuge que montei com um kit de festas do site Fazendo a Nossa Festa (publicação com kit aqui:



 Entreguei para eles uma cópia da matéria "10 Dias para Começar Bem o Casamento" do site Família.com. Como imprimir direto do site daria 4 páginas, copiei o texto, colei no word e coloquei uma borda para que tudo coubesse em apenas 2 páginas (arquivo em PDF).
Acho que a parte que eles mais gostaram foi de escreverem uma carta para eles mesmos lerem no dia do noivado, pedi que escrevessem conselhos para eles mesmos. Como eu sabia que alguns deles iriam gostar, fiz questão de imprimir essa folha em tamanho A4:



E para finalizar, entreguei uma folhinha com dicas de ter uma família feliz. É um arquivo que fiz para uma aula do Princípios do Evangelho:



Na tampa do pote eles coloraram a data da atividade e fecharam.
Bom, fizemos um breve piquenique, tiramos algumas fotos e depois dei algumas instruções sobre reverência na sala de espera e dei o desafio de orarem lá dentro para terem um testemunho sobre o templo. E foi muito emocionante pra mim ver que sem perceber, os jovens ficaram lá dentro mais de uma hora, vi que eles oraram, alguns choraram e todos pegaram a Bíblia que haviam comprado e leram.
Infelizmente fomos em um sábado, o que significa irreverência total por parte das crianças dentro da sala. Duas oficiante tiveram muita muita muita paciência e por várias vezes entraram na sala e pediram para os jovens que estavam cuidado dos irmãos mais novos controla-los e para uma mãe também tentar controlar os gritos do filho. Fiquei surpresa de ver os jovens sentindo o espírito lá dentro e tendo suas orações respondidas.
Dei a sugestão para eles irem um dia da semana, pois lá é muito tranquilo e podem ficar estudando, orando ou escrevendo em seus diários (é algo que amo fazer lá dentro, mas principalmente no estacionamento).
Aos poucos os jovens foram saindo reverentemente. Quando todos saíram, alguns contaram suas experiências ao orarem. Tiramos mais algumas fotos e voltamos para casa.
Gostaria de ter passado mais tempo com eles lá, mas no dia tive que ligar correndo pra minha mãe ficar com a minha filha porque meu marido teve que ir trabalhar e a criança comeu tanto bolo no dia anterior que passou muito mal.
Resumindo, se vocês moram próximos ao templo, façam essa atividade com eles, principalmente, ensine eles o caminho do templo, para que essa atividade não seja o único momento de revelação para eles fora do templo, mas que eles possam ser mais presentes no templo.
Pra mim foi uma atividade maravilhosa e valeu muito a pena cada minuto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários que tiverem links de blogs, serão excluidos. Assim como os comentários de divulgações de sites, blogs e qualquer outro meio de vendas. Se quiserem que o blog ou produto seja compartilhado no blog, mandem por e-mail.