As Tontas Vão ao Céu

quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

Como fazer pesquisas no Wiki do Family Search?

Pessoal,
Como missionária do suporte do Family Search, sou uma das missionárias responsáveis por editar as páginas do Wiki e tenho visto que muitos membros não conhecem esse recurso maravilho, então hoje vou explicar sobre ele e ensinar como utiliza-lo.
O Wiki do Family Search é bem parecido com o Wikipedia que conhecemos. Porém ele tem página apenas de países, estados e cidades.
Quem não tem aquele antepassado que veio de uma cidade que não podemos ir visitar por causa da situação financeira ou do tempo?
O Wiki nos ajuda com isso, a conseguirmos o contato dos cartórios, cemitérios, arquivos públicos e tudo mais das cidades. Além de contém informações sobre os Centros de História da Família (CHF) da cidade.
Assim vocês não precisa sair de casa pra conseguir informações. Basta entrar no Wiki, digitar a cidade e todas as informações sobre a cidade irão aparecer.
Vou mostrar como entrar no Wiki:

1º Entrar no site do Family Search
Para fazer a pesquisa, não precisa ser membro da igreja e ter um login SUD. O link do site é esse aqui: www.familysearch.org


2º Entrar no Wiki
Vocês clicarão na opção "PESQUISAR" e em seguida "WIKI"


3º Tela Inicial do Wiki
Abrirá essa página, onde tem uma caixa de pesquisa no centro



4º Digitar o Estado ou Cidade
Digite na caixa de pesquisa a cidade que deseja, caso tenha dúvida sobre o nome da cidade, pode digitar o estado.Vou digitar o estado pra que vocês possam ver como é a pesquisa.



5º Escolher a Informação Desejada
No exemplo de pesquisa, digitei "São Paulo", O site abrirá todas as informações que contém as palavras "São Paulo". Isso inclui o estado, a cidade e todos os CHF. Notem que o estado é a opção "São Paulo, Brasil" e a opção da cidade é "São Paulo (cidade), São Paulo (estado)".


6º Escolha por Estado
Essa opção é ótima para as pessoas que não se lembram direito o nome da cidade ou desejam conhecer a história do estado. Nas páginas dos estados, contém um resumo da história, os links para as páginas dos municípios, listagem de livros sobre a história do estado, todos os cemitérios, todos os CHF, Instituições que contém informações genealógicas e páginas pessoais ou comunitárias.



7º Informações Sobre o CHF
Se vocês estivem à procura do endereço, telefone, e-mail ou horário de funcionamento de algum CHF é só clicar na opção desejada que ele abrirá uma página com todas essas informações.


8º Informações Sobre a Cidade
Caso o interesse de vocês é uma cidade. Podem escolher dentro do estado ou digitarem diretamente na caixa de pesquisa inicial. Como fiz agora.



9º Escolher a Informação Desejada
Nas páginas das cidades tem muitas informações ótimas para ajudar com a genealogia. Tem os antigos nomes da cidade, um resumo da história, as famílias tradicionais, cartórios (registro civil, imóveis, notas...), cemitérios, CHF, locais de registros religiosos (Arquidioceses ou Dioceses), instituições (associações de genealogistas), páginas virtuais sobre a cidade e famílias e livros sobre a cidade e famílias tradicionais.
Todos os locais indicados estão com endereço, telefone, e-mail, links para sites.


Eu amo editar as páginas do Wiki e saber que o Senhor tem nos ajudado cada vez mais com nossa história familiar.
Espero que esse post ajude vocês em suas pesquisas genealógicas! 
Para os líderes de estaca que precisam treinar os consultores ou até mesmo gostam de fazer oficinas em feiras, fiz esse edital em um arquivo em PDF que vocês podem baixar aqui.
Em breve pretendo compartilhar outros editoriais para ajudá-los!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários que tiverem links de blogs, serão excluidos. Assim como os comentários de divulgações de sites, blogs e qualquer outro meio de vendas. Se quiserem que o blog ou produto seja compartilhado no blog, mandem por e-mail.