As Tontas Vão ao Céu

quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Curso de História da Família - Ala Santa Tereza (2ª Turma de 2014)

Na última aula da 1ª Turma de 2014 do curso de História da Família da ala, vieram dois rapazes, que ficaram tão empolgados que insistiram muito pra mim começar uma nova turma com eles. Confesso que achei que no domingo seguinte eles nem iriam se lembrar.rsrsrrs Mas mal me viram na capela e já perguntaram o horário que o curso iria começar.rsrsrsrs
Como não podemos perder as boas oportunidades, acabei marcando com eles às 17hs na minha casa, chamei mais uma menina da Primária que durante o curso fez 12 anos e passou para a Organização das Moças e uma moça que se batizou no mesmo dia. Eu também tinha chamado um outro rapaz, mas o jogo da final da Copa (Alemanha x Argentina) foi muito mais atrativo...
Como dessa vez o inicio foi por pressão, acabei não fazendo convite ou cartaz.rsrsrsrs Mas consegui preparar novas ideias para as aulas, que vou compartilhar.
Só pra adiantar, como essa turma é de jovens que já tem conhecimento em informática, não achei viavél ficar trabalhando 100% com o manual de aulas do curso, até porque no final, História da Família acabaria sendo algo muito chato para eles.
O diferencial desse curso, é que fiz tudo com o tema do Batman e da Batgirl, para que eles entendessem que seus antepassados precisam de sua ajuda para receberem suas ordenanças. Que para seus antepassados eles são como heróis.

Lição 01 - O Que É História da Família


Como não tive tempo pra montar uma lapela para os kits individuais, acabei colocando todos os papéis pequenos dentro de uma caixinha que fiz para usar durante o curso de História da Família de 2013 (post aqui):


Para preparar essa aula foi uma tremenda correria, já que cheguei da capela às 14:00hs e tive apenas três horas para ter ideias, preparar e organizar tudo. Bom, eu comecei com uma abertura simples, onde expliquei o que é História da Família e como devem fazer. Achei importante mostrar gravuras do Templo de São Paulo, da Pia Batismal do Templo e da sala de selamento. Já que as duas meninas ainda não foram para o templo. Depois combinei com eles no máximo 6 aulas, pois senti que o melhor é trabalhar com o site com eles, não com papéis e ficar explicando em uma única aula como fazer pesquisas.
Após a breve explicação, fiz uma dinâmica com eles que acabou sendo muito legal!


Entreguei para cada jovem essa mandala e pedi que escrevessem o nome do máximo de familiares que se lembravam dentro das folhinhas, podia ser maridos das tias, padrastos, vios e quem faleceu:


Foi legal porque a menina da Primária, preencheu ele rapidinho, lembrou de tantas pessoas que até desenhou algumas folhinhas extras na árvore dela. Eu falei que quem preenchesse toda a árvore na próxima aula iria ganhar uma surpresinha.
Eu usei essa mandala na turma anterior (post aqui). O arquivo é do blog Professora Adriana Nicolodelli:



Com a dinâmica eu expliquei para eles que no começo será muito fácil eles conseguirem as informações de membros de suas famílias, mas quando chegam em um determinado ponto de sua história familiar, as coisas se tornam um pouco mais difícil, mas que não devem deixar de fazer suas pesquisas, pois serão muito abençoados com isso.
Inicialmente pedi que já começassem a pesquisar sobre essas pessoas e coletassem as seguintes informações: nome completo, data e local de nascimento e os que já faleceram a data e local de falecimento. Mas no final da aula, percebi que eles não tinham dado atenção para o que falei, então achei melhor ir por etapas e só deixar a outra meta que eles lembraram.rsrsrsrs


A outra meta que dei, foi que na próxima aula vinhessem com o livreto preenchido sobre eles para que pudessem digitar no Family Search suas informações.


Entreguei para eles o "Cartão do Membro SUD" (arquivo nesse post) e pedi que preenchessem com o máximo de informações que se lembravam e que guardassem esse cartão em lugar visível, pois essas informações são muito importantes em alguns momentos da vida deles como membros da igreja.


Em seguida passamos para a parte do site, os dois meninos e uma das meninas fizeram seus cadastros no Family Search. Então entreguei para eles um cartão para marcarem seu login e senha para não correrem o risco de se esquecerem (arquivo nesse post). A menina que fez, não pode entrar em sua árvore porque ela precisa de autorização dos pais para poder acessar o Family Search, então a autorização foi enviada para o e-mail do pai dela. Pedi para durante a semana avisar seu pai que ele precisa ver o e-mail, assim na próxima aula ela pode registrar suas informações.
Minha intensão era fazer os dois cartões em um só arquivo, mas por conta do tempo curto não pude fazer...



Assim que terminaram com a parte de fazer a parte de cadastro do site, encerrei minha aula lembrando da meta de trazerem o livreto preenchido e entreguei de lembrancinha um saquinho de balas que montei com o tema do Batman e Batgirl.
Para montar a lapela, usei uma arte do blog Fazendo a Nossa Festa e complementei com o simbolo do Batman que achei no blog Kit Festa para Imprimir e o desenho do Batman e a Batgirl que achei no site Home.comcast.



Eu achei que seria legal montar para os jovens coisas em que mostrasse para eles que são salvadores, que muitas pessoas que já faleceram precisam da ajuda deles para ter a oportunidade de receberem suas ordenanças.
No final não deu certo porque eles abriram o pacote, comeram as balas e jogaram a lapela fora sem nem ao menos ler...

Aula 02 - Reunir Informações em Casa



Confesso que fiquei bem indecisa em relação ao que fazer para a segunda aula, além da meta de deixei com os alunos. Então conversando com a Jaqueline Cunha, que foi minha aluna do curso anterior e se prontificou a me ajudar durante esse curso. Ela me disse que a aula que ela mais gostou foi quando desafiei eles a guardarem registros familiares em uma caixa. Ela até se ofereceu para trazer a sua caixinha nessa aula e prestar seu testemunho. Eu adorei a ideia, então juntas preparamos algumas coisas bem legais para a aula!!! Mas antes vou compartilhar algumas coisas que tive que mudar...
Na aula passada os jovens ficaram mais atentos ao Facebook no celular ou ouvir músicas enquanto eu falava do que a aula em si e quando perguntei quem poderia fazer a oração ficou aquele joga pra um e joga pra outro. Então fiz duas dinâmicas:


É coisa que se faz com crianças da Primária, mas tive que fazer com os jovens! E vou dizer que o resultado foi muito melhor do que eu esperava!!!


Eu tinha pensando em fazer uma dinâmica com bolinhas de futebol, pedrinhas e até os potinhos de Kinder Ovo, mas no final fiz com balas.


Para dar um fim na questão de quem vai ou não fazer a oração, montei um potinho e dentro dele cada bala tinha o nome de um aluno. Eu sorteava um no ínicio da aula, dava a bala para o aluno e ele fazia a oração. Fiz o mesmo no final da aula. Quando eles viram que quem era sorteado para a oração ganhava uma bala, foi o auge.rsrsrsrs Todos eles queriam ser sorteados!
Para montar o potinho, eu usei um vidrinho que tinha em minha casa:


Esse vidrinho eu usei com a turma anterior (post aqui), como sobrou um, fiz apenas uma etiqueta com o tema do Batman. Usei a arte do blog Fazendo a Nossa Festa, adcionei um frame e a gravura do site Home.comcast:



Quando a questão dos celulares, fiz uma dinâmica baseada no Treinamento da Escola Dominical que aconteceu em minha estaca. Fiz um tipo de "prisão de celular":



Usei um pote que havia comprado para o Curso de História da Família de 2013 (post aqui):

Na época comprei o pote por R$ 3,50

Montei um arquivo para colar na tampa e dos lados do pote:




Quanto a aula em si... Comecei explicando sobre o potinho dos celulares, eles reclamaram muito e até desligaram os celulares com medo de eu ver alguma coisa.rsrsrsrs Mas colocaram os celulares dentro dos potes como se tivessem arrancando o próprio coração.rsrsrsrs Teve um rapaz que estava com um MP3, que também fiz ele colocar no potinho! Na aula seguinte, eles vieram sem nada com medo de eu pegar novamente.rsrsrsrsrs Só um rapaz que veio com o celular, mas quando eu ameacei pegar, rapidinho ele guardou.rsrsrsrs
Depois expliquei sobre a dinâmica do potinho da oração que foi o maior sucesso!
Na aula anterior eu havia pedido para eles preencherem o livreto "Família que nos Unem", apenas a parte que fala sobre eles, porém ao perguntar quem tinha feito a dinâmica, só 2 alunos me responderam que tinham completado. Uma aluna me disse que faltava apenas uma parte e que ela tinha colocado a data de nascimento errada.
Para os dois alunos que fizeram a meta da semana passada, eu entreguei um saquinho de balas de "Meta Concluida":


Eu fiz as lapelas com arte do blog Casinha de Criança e complementei com outras gravuras da net:




Nessa aula nós tivemos a participão de outras duas moças no curso, então entreguei para elas os mesmos saquinhos de boas-vindas entregues na aula anterior.
Então ao invés de ir para a parte de ensinados a registrar as recordações na árvore, pulei para a segunda parte da aula...
Como eu já tinha "confiscado" os celulares, eles ficaram muito mais atentos a aula, ao ponto de eu conseguir passar um vídeo para eles. Passei o vídeo "Reunir Informações em Casa" do DVD do Curso de História da Família.
Perguntei de que locais eles poderiam reunir informações para a História da Família, eles falaram praticamente tudo do vídeo! Exclareci para eles o que é a Biblia Familiar.
Então contei que no curso anterior eu havia desafio os alunos a fazerem suas próprias caixinhas e que a Jaqueline tinha sido uma das alunas, e que ela havia trazido a caixinha dela para compartilhar algumas das coisas que ela guarda em sua caixinha sobre si mesma e sua história familiar.
Esse momento foi muito bom! Ela mostrou várias coisas importantes: papel que os missionários entraram em contato com ela pela primeira vez, convite do primeiro discurso, fotos, documentos, carteirinha do SUS, carta que a missionária que reativou ela lhe mandou, lembrancinhas de aulas, lembrancinhas que ganhou de uma moça em um baile, bilhetinhos de amigas da escola e até a certidão de divórcio dos pais.
Daí ela contou para os demais jovens que por meio da certidão de divórcio dos pais, ela pode ver o nome dos seus avós e continuar com sua história familiar, já que ela não se lembrava do nome deles.
Foi muito legal porque ela foi contando sobre a importância de cada coisa e em que momento ela ganhou aquelas coisas.
Ela também guardou na caixinha, seu Progresso Pessoal, diário e Para o Vigor da Juventude. Contou que um dia quando tiver uma filha, quer que ela veja que sua mãe cumpriu com o Progresso Pessoal e seguir seu exemplo. Eu fiquei muito feliz com isso!!!
Então falei para os jovens que durante a semana eles teriam um novo desafio... Montar também suas caixinhas de história familiar.
Diferente dos adultos que pode apenas falar para eles montarem sua própria caixa, os jovens precisam que essa parte seja feita por eles. Então passei em uma loja de R$ 1,00 que tem perto da minha casa e comprei um pote para cada jovem:


 Eu paguei literalmente R$ 1,00 em cada pote de 2,5 ml. Comprei todos com tampa branca e na parte de cima colei a frase "Minha História Familiar"

Eu tenho vários tubos de cola relevo que comprei de um ateliê que fechou, então usei elas para contornar os desenhos de flores que tinham na tampa para dar para as moças. Os dos rapazes eus só contornei em volta.
A Jaqueline foi quem decorou o pote em volta com recortes de scrapbook que tinham aqui em casa:









 Esse acabou dando uma baita manchada...




 Eu ganhei carimbeiras de scrap da Leticia Cavalheiro (São Paulo-SP) e fiz o teste na florzinha.rsrsrssrs

















Como a Jaqueline levou dois dias para preparar os 5 potes, preparei um surpresa para ela, usando sua cor favorita "rosa":


 Essas borboletas eu tenho bem poucas, então só uso em momentos especiais.rsrsrsrsrs Daí dei uma pitadinha nas bordas com as carimbeiras que a Leticia me deu.

Essa florzinha a Jaqueline tinha feito e ficou apaixonada, então achei legal colocar na caixinha dela

 Esse adesivo no centro eu ganhei da Celia Machado (Quebec-CA) e a fita rosa da Leticia Cavalheiro (São Paulo-SP)

  Coloquei esses desenhos nos outros 3 lados do pote

 Dentro de cada pote, coloquei um cartão falando sobre o que poderiam guardar nele e deixando o desafio de trazerem na próxima semana com coisas que possam ser compartilhadas.
O arquivo que vou compartilhar com vocês da tampa está menor do que o feito nos potes, pois eles não sairam exatamente com o efeito que eu queria... E para montar os cartões, eu usei artes do blog Fazendo a Nossa Festa e complementei com gravuras que achei na net:





Desafiei eles trazerem os potes na próxima aula com algumas coisas que retratem sua personalidade e que contenham informações importantes sobre os membros de sua família. Já deixei avisado que quem trouxesse e compartilhasse, iria ganhar um saquinho de doces.rsrsrsrsrs
Para finalizar a aula, perguntei para eles, quando era o próximo Batistério da ala, prontamente dois rapazes disseram ser na sexta-feira da semana seguinte. Então entreguei para eles um cartão com as informações necessárias para fazer as ordenanças do Templo:


Para fazer os cartões usei a arte do blog Casinha de Criança e complementei com outras gravuras da net:



Lembrei eles de que para poderem participar do batistério deveriam trazer nomes de seus antepassado até a sexta-feira de manhã para que eu pudesse providênciar os papéis para as ordenanças.
Encerramos a aula com uma oração e depois pedi para os dois rapazes que tinham completado o livrinho, entrarem no site do Family Search e registrarem o que escreveram, mostrei que podem colocar fotos, cópias de documentos e tais.

Aula 03 - Reunir Informações da Família

Para essa aula achei legal trabalhar com a questão de continuar reunindo informações. Confesso que achei que os potes não fariam muito sucesso, mas foi um tremendo sucesso!!!
Uma das meninas trouxe fotos dos pais pequenos, dos avós e dela; certidão de selamento dos pais; documentos; e o mais legal, a reservista do avô dela!!!
A Jaqueline que é a moça que tem me ajudado, trouxe as provas da escola para mostrar pra eles que também podem guardar esse tipo de informação sobre eles.
Eu mostrei a caixa que preparei com algumas coisas para eles: documentos (RG, CPF, Título de Eleitor, Cartão do SUS, Carteira de Trabalho, Passaporte), cartas, fotos, cartões (bancos, planos médicos, trabalhos, cursos, lojas), diário, lembrancinhas de atividades, convites de eventos e afins.
Pedi que continuassem com a caixinha de história familiar, que não fizessem só porque pedi, mas que pudessem proceguir e guardar muito mais coisas sobre eles e suas famílias.
Como cumpriram com a meta da aula anterior, eu entreguei para eles um chocolate:


Eu tinha feito o arquivo para montar um saquinho de papel com balas, mas o arquivo foi feito com tanta presa que no final a medida ficou errada, então usei ele como um rótulo do chocolate. O arquivo que fiz foi esse:



Eu usei a arte do blog Casinha de Criança e complementei com imagens e frames. Na hora eu recorri ao que tinha em casa. Mas vocês podem usar aqueles saquinhos brancos para pipoca pequenos, podem colar a etiqueta em volta, vai ficar muito bom!!!
Os jovens do meu curso não gostaram muito de chocolate, eles disseram que preferiam as 5 balinhas.rsrsrsrs
No final da aula entreguei para cada um, uma folha que pode ser xerocada de um gráfico familiar que montei:





Sei que tem aqueles que são fornecidos pela igreja, mas eles não são nem um pingo atrativo para os jovens e achei legal montar no tema que fiz para o curso "Salvadores do Monte Sião". Então montei essa folha bem básica e pedi para eles trazerem ela preenchida na próxima aula.

04 - Providenciar as Ordenanças do Templo


Comecei essa aula entregando para uma das duas moças que começaram a participar do curso na aula passada. A outra moça não participou mais do curso... 






Para montar os potinhos eu usei aqueles potes que podem ser comprados em lojas de utilidades, paguei R$ 1,00 cada, infelizmente não consegui achar os potes que comprei na semana passada, esse acabaram sendo menores.
Porém na parte superior deu pra trabalhar ainda mais porque eles eram lisos:



Eu decorei com recortes de scrap que ganhei da Leticia e os que fiz quando fui na casa da Fátima Ananias (Taboão da Serra-SP) e fitas de cetim que ganhei da Leticia.

Em seguida pedi para o rapaz que recebeu a caixinha na semana anterior, compartilhar sobre as coisas que guardou. Como ele cumpriu com a designação, eu dei o chocolate para ele.
Para os demais alunos, perguntei quem havia preenchido o gráfico familiar entregue na semana anterior, os três alunos fizeram, um pouco bagunçado mas concluiram com a meta, então entreguei um saquinho de balas com a lapela de "Etapa Concluida". Infelizmente só me dei conta agora que não tirei foto do saquinho individual. Mas segue a lapela especial que fiz:



Por fim, entreguei as lembrancinhas que preparei:


Falei sobre a importância de tudo o que aprenderam durante o curso e de fazerem suas história familiar. Abrimos o cartão e expliquei o passo-a-passo da História da Família e de enviarmos os nomes para as ordenanças do templo:

 Frente e verso do cartão

Parte interna do cartão

A parte externa do cartão ficou com cara de desbotada por causa do tipo de papel que usei, então sugiro vocês usarem canson ou sulfite mesmo. Ah, a arte foi do blog Casinha de Criança que complementei com gravuras da net. Para a parte de dentro, eu scanneei o manual do curso e complementei com uma citação também do manual e imprimi em papel reciclado.
Para Segue o arquivo que montei para o cartão:





Para finalizar a aula e o curso, ofereci uma proposta para eles... Deles participarem de oficinas em minha casa, porém eles teriam que cumprir com algumas regras:
  1. Virem de social, já que as oficinas serão aos domingos (expliquei que isso ajudará eles a sentirem o Espírito do Senhor);
  2. Não vou ficar pegando no pé deles para fazerem as coisas e cumprirem com as designações;
  3. Trazerem o máximo de documentos importantes e fotos que possam ser scanneados;
  4. Trazerem uma foto com a família (pais e irmãos);
  5. Respeitarem uns aos outros (não ficar tirando zarro da foto, batendo uns nos outros, falando palavras rudes ou coisas assim);
  6. Nada de celulares durante as oficinas;
  7. Se não cumprirem com as designações ou ficarem faltando, irei parar com as oficinas.
Todos concordaram, alguma com firmeza e outros não.rsrsrsrs Porém, sei que eles são comprometidos quando dão a palavra, o que é muito bom!
Vou postar minhas ideias das oficinas com os jovens mais pra frente, mas só pra adiantar... como eles já tem o cadastro no Family Search, vou ajudar eles a colocarem cópias de registros nas recordações e fotos de momentos importantes.
Ah, os marcadores que dei de lembrancinha fiz com a ajuda da Jaqueline, como acabei comprando papel cartão a menos, tivemos que usar os dois que eu tinha e ainda um terceiro papel:


Para montar os marcadores eu havia comprado o papel cartão vermelho, mas tivemos que usar o branco e outras folhas que eu estava fazendo um teste... notem que essa que tem umas manchas vermelhas...
É uma ideia super bacana para usar em lembrancinhas, basta usar papel canson ou cartão branco, de preferência aquele que não seja brilhante. Em um borrifador (aquele de cabeleleiro) coloque um pouquinho de guachê e água. Pendure o papel no varal com pregadores e borrife o liquido com meio metro de distância. Deixe secar e corte o papel. Se quiser um efeito colorido, depois de seco, pode borrifar outra cor. Fica muito bonito!!! O meu não ficou muito bom porque foi folha de teste e acabei borrifando muito perto, então literalmente ficaram as marcas das gotas do liquido.
Segue o arquivo do marcador:




Resumão...

Bom, comecei o curso com 4 alunos, em um momento tive 8 alunos, porém terminei com 6 alunos. O que foi muito bom, no final a baixa só foram de 2.
Uma ideia muito boa, mas só tive na terceira aula, é pedir para os jovens darem a abertura no curso. Eu escolhi um rapaz que gosta de falar muito e por vezes atrapalhou as aulas. E foi uma experiência muito boa, porque ele sentiu a responsabilidade do que tinha que fazer e incentivou os demais jovens a participarem da aula e levarem a designação dada na aula anterior.

Montei certificados de conclusão do curso para entregar aos jovens que compareceram na última aula:




Para a moça mais dedicada do curso, dei um "presente" por sua dedicação:




Para montar o caderno, tem o passo-a-passo e arquivos no post do curso anterior (post aqui), porém o arquivo pode ser baixado nesse link aqui.
Como o diário é rosa, eu achei que combinaria muito bem uma caneta rosa.rsrsrsrs Por acaso eu tinha comprado pra mim uma caneta da Compactor rosa alguns dias antes. É uma marca mais chatinha para tirar a tampinha, mas ficou linda!!!



A etiqueta da caneta pode ser baixada nesse link aqui, ele também foi feito para o curso anterior.
Quanto a lapela do saquinho, apesar de ter usado apenas o de menina, fiz um modelo para meninos também. Ah, no kit que montei para ele ficou feinho porque eu não consegui comprar o saco ideial para montar o kit. Como usei um caderno de brochura o saquinho ideal seria do tamanho 17x30cm. Mas acabei usando tamanho 20x30cm.
Segue o arquivo:

 Arte montada com kit do blog Montando Minha Festa

Arte montada com kit do blog Fazendo a Nossa Festa


Espero que tenham gostado das coisas que preparei para esse curso rápido e que possa servir de inspiração para vocês. Podem usar a vontade em suas alas, ramos e estacas. Espero poder receber muitas fotinhas!!! Só vou pedir para não auterarem os meus arquivos, que quiserem arquivos diferentes, façam os seus próprios, mas não auterem os meus!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários que tiverem links de blogs, serão excluidos. Assim como os comentários de divulgações de sites, blogs e qualquer outro meio de vendas. Se quiserem que o blog ou produto seja compartilhado no blog, mandem por e-mail.