As Tontas Vão ao Céu

segunda-feira, 3 de junho de 2013

Como Incentivar as Crianças a Fazerem Sua História Pessoal?

Pessoal,
Já pararam para pensar no que vocês podem fazer para ajudar com que seus filhos tenham interesse em preservar sua História Pessoal?
Enquanto eles são bebês, é nossa responsabilidade 100% de preservar esse momento. Existem diversas formas de fazermos isso:
  • Diário do Bebê - são aqueles comprados em papelarias onde contem informações básicas do bebê e algumas curiosidades. Hoje tem alguns desse tipo que pode ser adicionada informações até a crianças completar 3 ou 5 anos. Tem espaço para fotos da mamãe grávida. Do nascimento do bebê, do primeiro banho, da primeira consulta ao pediatra, registro de dentição, manias, recadinhos da família.
  • Diário - pode ser um caderninho onde se relata todos os acontecimentos especiais, como passeios em família, eventos religiosos, atividades escolares...
  • Fotos - no mundo de hoje, praticamente todos tem uma máquina digital e tira muitas fotos do bebê e salva em CDs.
  • Roupas e sapatos - algumas vezes guardamos algumas roupinhas e sapatinhos como lembrança.
  • Brinquedos - guardamos brinquedos preferidos da criança.
Eu tenho essa mania comigo antes mesmo de ter conhecido a Igreja, quando me casei, minha mãe jogou muitas das minhas lembranças fora, mas ainda tenho boa parte e a Rafaela adora ver elas, tenho brinquedos, diários, CDs, VHS, recadinhos, cartas, livros (com dedicatória), agendas, uniforme de escola e trabalho, carteirinhas de escola, muitas fotos, gibis, presentes de decoração, minhas primeiras escrituras, meus manuais com minhas marcações... Das coisas que minha mãe jogou, eu tinha albúns de figurinhas, revistas das Chiquititas e Pokemon, mais cartas, tazos, revista da MTV, provas da escola, cadernos.
Mas hoje vou dar duas dicas que testei com minha filha e funcionam muito bem com as crianças.
Primeiro, converse com a criança sobre a importância de um diário e que ela ficará responsável por contar o que deve ser escrito. Vá com ela comprar um caderno que ela goste ou decorem juntas. Deixe em um lugar visivel para ela. Marque um horário do dia ou da semana que vocês possam dedicar um tempo para vocês escrever aquilo que foi importante e a criança desenhe.
Procurem fazer com que a criança sinta que é algo divertido, então comprem adesivos, um estojo de lápis especial para o diário e o que mais vocês sabem que chama a atenção de seus filhos.
A segunda ideia, é vocês montarem uma caixinha onde eles possam colocar todas as lembrancinhas deles. Montem essa caixinha com a própria criança, diga qual o objetivo, deixe ela mesma responsável pela caixinha.
Para que a caixinha dê certo, vocês precisarão incentivar as crianças a pegarem o que é legal para ser colocado na caixinha. Tipo, se vocês forem a um passeio em um parque infantil, cinema, teatro ou jogo dê a entrada para a criança guardar na caixinha dela... se forem em um museu, peguem um mapa... se forem a uma exposição, peguem a programação... se participar de uma atividade na igreja, guarde a lembrancinha que receber... foi numa consulta médica, guarde a receita... se viajarem, comprem um cartão postal... se for necessário, coloquem até fotos...
Vou contar para vocês que sempre fui assim de pegar algo para lembrar daquele momento e colocar no diário, mas não havia percebido que minha filha observava isso. Ela tem 3 anos e vi que ela também gostava disso, quando fui participar de uma atividade em Guarulhos e ela veio me dizer que não tinha guanhado a lembrancinha que havia sido entregue para as irmãs da Sociedade de Socorro.rsrsrsrs
Então tem alguns meses que estava me perguntando o que podia fazer para continuar incentivando ela. Daí nessa sexta-feira, fui na lojinha do Templo de São Paulo, tinha uma caravana do Rio de Janeiro e alguns irmãos compraram camisas e não quiseram levar a caixa por conta do volume.
As irmãs da lojinha deixaram elas no chão em um cantinho e comentei com minha filha que ela podia guardar as coisinhas dela na caixinha. Na mesma hora ela passou no meio de um monte de pessoas que estavam na fila e foi até o caixa pedir a caixa para a irmã.
Caso não se lembrem de que caixa estou falando, é essa aqui;


Quando chegamos em casa, pegamos o que tinhamos e decoramos a caixa, olha o resultado:



Na capa eu usei papel de presente, adesivos em relevo e de letras, e dos lados coloquei uns restinhos de papel de scrapbook e coloquei em volta da tampa uma fita adesiva brilhante. Ela amou o resultado e na hora foi para o quarto pegar a última lembrancinha: cartões do Museu Jesuita de Arte Sacra (Embu das Artes), que ela foi ela terceira vez.rsrsrssrs
Essa semana nós iremos pegar todas as lembrancinhas e colocar dentro da caixinha. Também vou pedir para revelar a foto do dia que ela costurou o queixo, pois ela sempre se lembra desse dia. Como ela já conhece as letras mas ainda não junta para falar as palavras. Eu expliquei que na tampa estava escrito "Mundo da Rafaela", pois era onde ela iria colocar todas as lembrancinhas dela.
Essas duas dias, ajudarão seus filhos a preservarem a história sobre a vida deles. Seus descendentes irão adorar conhecer sobre eles dessa forma. E vocês se divertirão muito com eles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários que tiverem links de blogs, serão excluidos. Assim como os comentários de divulgações de sites, blogs e qualquer outro meio de vendas. Se quiserem que o blog ou produto seja compartilhado no blog, mandem por e-mail.