sexta-feira, 12 de abril de 2013

Recursos do Treinamento da Primária - Estaca Pq. Pinheiros (Taboão da Serra-SP)

Meninas,
Já faz semanas que estou para postar os recursos que foram entregues e usados no Treinamento da Primária de minha estaca. A Regina Emerick (presidente) me convidou para participar do treinamento, afim de deu passar aqui no blog as ideias. Nem preciso dizer que eu amei!!!!!
O treinamento preparado por ela e sua conselheira Carmem, foi muito especial e acredito que animou ainda mais as irmãs.
A procura de ideias e recursos a Regina passou por diversos blogs, então das ideias aqui compartilhadas, apenas uma é minha, as demais são de outros blogs dos quais eu não tenho a referência, mas se alguém for a criadora, pode postar no comentário!!!!
Eu esqueci de tirar foto da decoração da sala... mas foi bem simples... Elas montaram uma mesa com tema de Páscoa e colocaram os recursos a serem entregues para as alas. E na lousa, elas montaram bandeirinhas com letras escrito Primária.
Olha que legal os recursos entregues para as Líderes de Músicas das alas:

Esse é o "Canto Mágico", coloca-se suco de limão dentro (mas não fala para as crianças o que é), daí quando elas tiverem cantando com preguiça, dá uma espirrada na boca delas para que cantem melhor.

Esses, são palitos de sorvete com as pontas pintadas de guache (de um lado vermelho e do outro verde) e em cada palito está escrito o nome de uma das crianças da Primária. Coloca-se todos os palitos dentro de um copinho com o lado verde para cima. A líder tira um palito e a criança que for tirada é a que ajudará. Depois o palito dela é colocado de volta no pote, mas com a parte vermelha para cima, sinalizando que aquele palito não pode ser tirado novamente. Essa dinâmica é para evitar repetições nos ajudantes.
Outra ideia é escrever nos palitos os hinos da Primária, daí a líder pedi para uma criança tirar um palito, ela lê o hino e todos cantam aquela música durante o tempo de música. Daí o palito que foi tirado, é colocado de volta no copo, mas com a parte vermelha para cima. Pra que as crianças saibam que não podem tirar aquele palito novamente. Depois que todos os palitos estiverem com o lado vermelho para cima. A brincadeira começa novamente.


Esse recurso é do blog Pattie's Primary Place. Atrás de cada peixe, tem o nome de um hino, daí as crianças pescam o hino que irão cantar. Para o treinamento, a Regina preparou um de amostra para as irmãs verem como ele ficava pronto. Ela tentou usar aquelas folhas magnéticas, mas não foi o suficiente para pegar o peixe. Como ela me deu de presente o que fez (amei, amei, amei, amei e mil veze amei), eu tirei a folha de imã do peixe e coloquei umã tira de imã, aquela usada para artesanato.



















Esses recursos são meus, e vocês podem conferir nesse link aqui.

Esse é um recurso que ela não se lembra da fonte, mas se chama "Coral 5 Estrelas". É feita as plaquinhas com as 5 estrelas para colar nas crianças quando elas cantarem com alegria o hino.


Os demais recursos foram entregues para a presidência de cada ala:








Esse é um "Jogo da Bondade" do blog Margem SUD. É um recurso que pode ser usado pelas professoras durante suas aulas.



E como lembrancinha do Treinamento elas deram para todas as irmãs esse catavento feito com forminha de doce:


No cartão preso, está a seguinte citação: "Ao dedicar-se à obra do Senhor, precisamos participar do árduo trabalho de preparação. (...) A instrução do Senhor de ensinarmos pelo Espírito não nos libera nem um pouco da necessidade de cuidarmos de nossa preparação pessoal. (...) Precisamos estudar as escrituras. Precisamos estudar os ensinamentos para tornar-nos apresentáveis e possíveis de ser entendidos. (...) [A] preparação é um pré-requisito para ensinarmos pelo Espírito." Élder Dallin H. Oaks
Durante todo o tempo, foi falado para as irmãs se prepararem, mas fazendo isso, com sigo mesmas. Não acharem que só lendo as aulas um dia antes que saberam o que fazer, esse preparo dele levar mais tempo, e boa parte dessa preparação vem por meio de nosso estudo diário das escrituras, de nossas orações e quando pensamos em cada uma das crianças.
Elas também passaram esse vídeo de uma criança contando sobre a Páscoa:


Foi até sugerido que as irmãs usassem esse vídeo nas alas por conta da simplicidade dele e por ser uma criança contando, o que chama a atenção das demais.


As irmãs que quiserem compartilhar aqui, seus treinamentos, atividades e recursos usados em suas alas, fiquem a vontade para me mandar!!!!

22 comentários:

  1. Oi Mi como vc sabe(eu acho rsrsr) to na Primária novamente.Mais para mim é tudo novo devido ser uma nova ala,uma nova estaca e eu está a mais de 2 anos longe dessa organização.
    Mais eu estou amando...disse para meu marido que ou eu sou muito eficiente nesse chamado ou o Senhor acha q eu ainda preciso aprender muito(eu sempre disse q é a 2/ opção)
    Passei esse vídeo na minha primaria no domingo de páscoa as crianças ficaram muuuuuuito reverentes.Acredita q até os elderes pedram pra passar na hora do batismo e todo mundo achou lindo demais.
    Foi uma experiencia maravilhosa.
    Quero agradecer muito a vc tanto pela sua amizade como por sua dedicação a nos ajudar sempre.
    Bjos!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sâmia,
      Eu sou um tanto doida, agora que vc falou que está na Primária novamente, eu me lembrei de algum post que vc colocou no Facebook. Eu sou uma negação para associar pessoas aos chamados.rsrsrs
      Eu acho que a resposta são as duas.rsrsrsrs Eficiência e ainda precisa aprender e ensinar mais alguma coisa.rsrsrsrs
      Quando precisar de alguma coisa, é só me dizer!!!!

      Excluir
  2. Oi!!!! Irmã, eu amo demais seu blog, sempre que preciso de idéias dou uma passadinha aqui e sempre encontro algo interessante.
    Um super PARABÉNS por essa ideia genial de ajudar compartilhando suas idéias!!!
    Mas eu gostaria de fazer uma pequena observação sobre esse vídeo intitulado "A Páscoa contada pelas crianças"... na verdade não seria uma boa ideia utilizar esse vídeo nas reuniões da igreja, pois no Manual 2, de Administração da Igreja_2010, nos diz: "O Salvador não deve ser representado por crianças, exceto na representação do nascimento de Jesus". (Ver sessão da Primária_ pág. 99).
    No mais irmã, seu blog é tudo de bom!!!
    Obrigada!!!

    ResponderExcluir
  3. gosto muito do que vc orienta para usar mos com esse anjinhos de nosso Deus gosto muito e uso algum parabéns vcs são espiradas um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Katia, obrigada por todo carinho e por usar os recursos compartilhado no blog.

      Excluir
  4. Parabéns! Belo trabalho! Amei seu cantinho!!! Uma verdadeira Bênção de DEUS!
    Sucesso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Edilene,
      Já não estou mais na Primária faz um bom tempo, mas cada vez que vejo essas fotos me lembro do sentimento de alegria que tive no dia desse treinamento. Amo participar de treinamentos porque me sinto mais motivada a servir no reino de Deus.

      Excluir
  5. Sou muito grata ao Pai Celestial por tudo que vocês postam aqui e isso tem me ajudado bastante no meu chamado na Primária. Mas hoje tive um sentimento que achei melhor compartilhar com vocês. É sobre o canto mágico, com suco de limão, não será melhor substituir o suco de limão por outra fruta? Minha cunhada teve queimaduras nas mãos por causa de suco de limão. Alguém já ouviu falar nisso? Desculpa se estou sendo muito neurótica.

    ResponderExcluir
  6. Opa gostei muito das ideia vou usar algumas tá se tiver grupo no zpp e me ajudar porque sou nova na primária meu número é 989288113 nayardila agradeço pela ajuda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente eu tinha um grupo no whats, mas meu celular quebrou e estou sem outro meio de comunicação. Vou ficar devendo...

      Excluir
  7. Bem interativo, darei a minha professora para ensinar aos seus alunos do ensino primário.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado. Espero que a professora tenha usado e as crianças tenham amado.

      Excluir
  8. Respostas
    1. Fico muito feliz por ler sua mensagem. Muito obrigada pelo carinho.

      Excluir
  9. Estou apaixonada pelas ideias postadas. Parabéns Deus te abençoe grandemente, obrigada por me ajudar!!!

    ResponderExcluir

Os comentários que tiverem links de blogs, serão excluidos. Assim como os comentários de divulgações de sites, blogs e qualquer outro meio de vendas. Se quiserem que o blog ou produto seja compartilhado no blog, mandem por e-mail.