As Tontas Vão ao Céu

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Primária - Atividade para Acabar com a Irreverência

Meninas,
Outro dia conversando pelo Facebook com a irmã Tatiana Barros, ela me contou sobre uma atividade que está fazendo em sua ala para eliminar a irreverência na Primária. Daí ela me mandou toda a explicação e as fotos!
Antes que vocês digam algo, eu sei que não devemos fazer nada em relação a competição, mas cabe vocês a verem de que forma adaptar a atividade. Eu na verdade fiz algo parecido uma vez em minha ala quando eu era secretária. Daí eu conto no final do post... A atividade se chama "Criança Estrela".
Olhem a explicação da atividade dela:


"A irreverência estava reinando em nossa Primária assim que fui chamada, e assim criamos esse programa com o objetivo das crianças ficarem reverentes e participativas. Funciona assim: A cada domingo cada criança tem a oportunidade de conquistar duas estrelas douradas: Uma no tempo de compartilhar e outra na sua sala. Pra ganhar ela tem que ficar reverente,e participar no que for requerido das líderes.Caso ganhe, no final de cada dois meses serão premiadas. A premiação desse mês foi anéis do CTR de silicone com o tema: joaninha para as meninas e Futebol para os meninos (Seguem as fotos). E uma coisa muitooooooo importante para o programa funcionar foi: As crianças que não merecem o prêmio, elas não foram de fato premiados. Percebo que muitos pais e líderes ficam com dó e ficam dando indevidamente inúmeras chances, daí a criança não fica disciplinada, e fica "lisa como sabão" escorregando pelos dedos. Na primeira fase apenas 1 menino ganhou o prêmio, já as meninas todas ganharam. Foi duro e difícil não premiar os outros meninos, mas qd eles perceberam que a chance que havia dado eles não aproveitaram, ficaram "espertinhos" e na segunda fase, TODOS ganharam e por mérito mesmo. "




 Os prêmios da segunda fase, foram anéis do C.T.R. que ela comprou no Deseret Brasil, nesse link aqui.


Agora falando de quando eu fiz em minha ala... na época eu dava rostinhos de E.V.A. para todas as crianças. As que haviam ficado reverentes ganhavam um rostinho feliz e as que haviam ficado irreverentes ganhavam um rostinho triste.
Foi a maior confusão em minha ala, muitos pais acharam um absurdo e acabou tudo. As crianças que cumpriam as designações também ganhavam rostinhos.
As crianças em si, achavam bem legal e engraçado, ,mas os pais acharam uma ofensa. Por isso, que cada um sabe o tipo de crianças e pais que tem na ala.

6 comentários:

  1. Só esclarecendo um pouquinho mais: Não foi uma competição; Aqueles que cumpriam com as regras do programa, eram premiados; Ou seja todos podiam ganhar simultaneamente. Bjs !

    ResponderExcluir
  2. Tatiana,
    O problema é que toda atividade que apenas alguns ganhão algo, a igreja considera competição. Por exemplo, os super sábados com busca de escrituras estão proibidos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, mas não era que alguns poderiam ganhar um anel. Todos poderiam ganhar simultaneamente, ou seja, não havia concorrência, nem competição. A criança só competia consigo mesmo. Se ela queria o prêmio, era só ficar reverente, e participativa. Tanto é que na segunda fase (a dos anéis) Todos ganharam. Todos sem exceção ganharam, e por mérito mesmo. E detalhe: eu nunca dizia antecipadamente qual era o prêmio. Sempre foram prêmios surpresa.

      Excluir
  3. E esses aneizinhos lindos!!!!!!!!!
    como conseguiu?????????????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Joana, ela comprou no Deseret Brasil. Cada anel custa R$ 6,50.

      Excluir
  4. os manuais da primaria ensinam que reverência é amor a Deus,é difícil premiar uma criança por que ela ama mais a Deus do que outra crianças,existe vários motivos que levam a criança a ser inreverente,cansaço,falta de preparo dos lideres(na maioria das vezes),falta de disciplina,ou a propria natureza da criança ,as vezes ela é hiperativa e as vezes ela acha que é má por que não consegue ficar quietinha como outras crianças,uma criança hiperativa não consegue ficar parada e crianças menores também não,as vezes conversar com as crianças ,os pais ajudam muito os pais gostam de saber como o filho está.Nem sempre é fácil,mas oração ,paciência e amor ajudam muito mo manual ensino não há maior chamado traz muita ajuda aos professores e lideres.adoro seu blog.bjs

    ResponderExcluir

Os comentários que tiverem links de blogs, serão excluidos. Assim como os comentários de divulgações de sites, blogs e qualquer outro meio de vendas. Se quiserem que o blog ou produto seja compartilhado no blog, mandem por e-mail.