As Tontas Vão ao Céu

terça-feira, 17 de julho de 2012

Exposições marcam aniversário de fundação da Aldeia de M´Boy

mboy


A origem dos mapas antecedem a invenção da escrita e durante vários séculos os mapas foram verdadeiras relíquias, privilégio e exclusividade de reis, navegadores, famosos e mercadores ricos. Exemplares únicos ou com pouquíssimas cópias, mantidas em livros sagrados em forma de manuscritos, os primeiros mapas eram desenhados a mão sobre pergaminhos com cores brilhantes e detalhes em ouro, eram controlados com mãos de ferro e trancados a sete chaves.
Essa riqueza estará disponível para todos na sala Jaldo Jones do Centro Cultural Mestre Assis do Embu, a partir da próxima semana. A exposição será aberta dia 18 de julho às 19h e também faz parte das comemorações dos 458 anos da carta de Pero Correia sobre a Aldeia de M´Bohy , que é tido como data de fundação de Embu das Artes.
Segundo o curador da exposição, Paulo Dud, coordenador de artes plásticas da Secretaria de Cultura, esses mapas são da era de ouro da cartografia e foram coletados e reproduzidos com paixão pelo artista plástico Egidio Botura Neto,  e fazem parte de seu acervo. Egídio diz que os mapas foram feitos com clareza e elegância pelos mais famosos e cobiçados artistas e artesões da época, e hoje são documentos essenciais para compreender o passado. Por isso são monumentos de cultura, pois mostram a ciência e a arte de representar a imagem do mundo.

“É um grande prazer ver esses mapas antigos. Eles oferecem encantamento ao olhar, alimenta a fantasia além de conhecimento.  Os mapas também demonstram um romantismo. Suas diversas ilustrações exibem civilizações, habitações, estilo de vida, flora e fauna, paisagens, montes ondulados, campos verdejantes, regatos tranquilos e animais sob a guarda de pastores.” – declarou Egidio .  
Nautimodelismo: ciência e arte
Outra exposição que será aberta dia 18 é a de miniaturas de antigas embarcações e nautimodelismo de Meola Carvalho. As duas exposições mostram como era a navegação marítima nas eras medievais e início da modernidade (séculos XV a XVII). Após a abertura das exposições com palestra, às 19h, o músico Vinícius Medrado apresentará seu show de harpa chamado “Pequeno Passeio”
As exposições “Cartografia Antiga” e “Nautimodelismo” ficam na Sala Jaldo Jones do Centro Cultural Mestre Assis do Embu até dia 12 de agosto, Largo 21 de Abril nº 29, Centro. A entrada é franca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários que tiverem links de blogs, serão excluidos. Assim como os comentários de divulgações de sites, blogs e qualquer outro meio de vendas. Se quiserem que o blog ou produto seja compartilhado no blog, mandem por e-mail.