As Tontas Vão ao Céu

quarta-feira, 6 de junho de 2012

Reciclando os Restos de Giz de Cera

Galera,
Um tempo atrás eu postei uma receita de como reutilizar os giz de cera quebrados e os restos. Até tentei achar no meu blog, mas não consegui... Então voltei para a net atrás dela, pois eu trouxe da capela muitos giz quebrados e queria fazer o teste.
Então seguem dois tipos de "receitas":

artesanato reciclado,
artesanato reciclado,

Materiais: Restos de giz de cera, forma de silicone e assadeira.

Passo a passo: Coloque os restos de giz de cera nas formas de silicone; você pode selecionar os giz de cera pelas cores e combiná-las como mais gostar. Leve a forma ao forno, sobre uma assadeira, durante uns 15 a 20 minutos. O forno deverá estar pré-aquecido à 180ºC. Quando o giz de cera estiver bem integrado, retire do forno. Deixe esfriar e pronto.




Material:  forminhas plásticas, restos de giz de cera, recipientes de vidro pequeno.
Modo de fazer: Divida os toquinhos por cores. Coloque os toquinhos de uma mesma cor no recipiente de vidro e leve para o microondas.  O tempo de microondas varia conforme a cor e a composição do giz, mas as cores escuras tendem a derreter mais rápido. Eu aconselho começar de dois em dois minutos.  Quando o giz tiver derretido, retire do microondas e mexa com um palito, ou uma colher, para retirar deposito de cor do fundo. Espere esfriar um pouco antes de colocar nas forminhas, pois elas podem derreter se o giz estiver muito quente.  Leve as forminhas para o congelador por uns 20 minutos. O giz esfria, contrai e se solta da forminha.  
Nota: caso tenha poucos recipientes de vidro, derreta da cor mais clara para mais escura. Assim, caso sobrem resquícios de cor no vidro, eles não vão manchar a próxima cor. 
Caso queira giz multicoloridos, é só não deixar derreter até o final. Para giz com cores em camadas, espere uma camada endurecer um pouco (não completamente) antes de colocar a próxima.

Agora vamos para a minha receita... Fiz com o que tinha em casa...



Material:
  • Restos de giz de cera;
  • Formas de chocolate;
  • Canecas de porcelana;
  • Colher;
  • Micro-ondas.
Modo de Preparo:

Separei os giz em montinhos e por cor:

Derreti os montinhos do mais claro para o mais escuro em xícara de porcelana.
Percebi que cada cor leva um tempo diferente para derreter, como meu micro-ondas é de baixa potência, a média de tempo foi a seguinte:

  • Branco = 8 minutos;
  • Amarelo = 6 minutos;
  • Laranja = 4 minutos;
  • Cinza = 2 minutos;
  • Rosa = 4 minutos;
  • Verde (claro e escuro) = 3 minutos;
  • Azul (claro e escuro) = 5 minutos;
  • Vermelho = 6 minutos;
  • Roxo = 4 minutos;
  • Marrom = 5 minutos;
  • Preto = 6 minutos.

Depois de derreter cada cor, não foi preciso lavar a xícara, pois como a cor seguinte era mais escura, não manchou. Ah, quando eu tirava a xícara no micro-ondas, mexia um pouco o líquido e depois jogava na forma de plástico:

Eu também usei essa forma (acho que pode ir direto no micro-ondas):

Deixei esfriar na pia, pois estou sem geladeira. Não demora muito porque o giz de cera seca muito rápido. Por isso que não pode ficar esfriando muito, quando se derrete.
O resultado foram esses:





Acho que as crianças irão adorar!!!!



21 comentários:

  1. Tenho uma caixa de giz tudo quebrado por sinal, deu vontade de fazer.....
    Vou arrumar as forminhas pois não tenho!!

    ResponderExcluir
  2. Renata,
    É super legal, rápido e prático. Sem contar que as crianças adoram novidades.

    ResponderExcluir
  3. Adoreiiiii a idéia, e o melhor de tudo é que fica linnddooos neh?
    Bjos Mi

    ResponderExcluir
  4. Acho que as crianças ficam mais felizes por ver os giz em formato diferente.

    ResponderExcluir
  5. Eu ameiii, mas nao entendi direito uma coisa...
    Na primeira a gente coloca a forma de plastico dentro da outra e coloca no forno? nao vai derretar a de plastico nao?
    essa da xicara ate que entendi, mas a primeira nao, onde ficaram em forma de estrela.
    Bjos e Adorei a idéia hehehe

    ResponderExcluir
  6. Kanones,
    Nessa que faz no forno, não se usa a forma de plástico, usa-se uma forma de silicone (pois ela não derrete e poder ser colocada no forno). Vc coloca os pedaços do giz dentro da forminha de silicone (que é a em forma de estrela), daí vc pega essa forma e coloca dentro de uma forma de bolo. Só pra dar uma apoio para a forma de silicone.
    Agora vc entendeu? Se não eu explico de outro forma.

    ResponderExcluir
  7. Muuuito legal!! Vou testar e envio as fotos pra vocês! Adorei a ideia!!!! Sera q colocar em forminhas de petitgateau ou empadinha direto no forno??? adorei o blog! parabens!

    ResponderExcluir
  8. Rachel,
    Pode tentar porque é muito legal!!!
    Uma dica que dou é que use formas que depois vc não pretenda usar para outras coisas, pois é muito difícil tirar o giz de sera das colheres, formas e copos (quando se usa).
    Vc pode fazer com qualquer forma que possa ir ao forno.
    Tente e depois manda as fotos que vou adorar!!!

    ResponderExcluir
  9. NÃO COLOQUEM O GIZ PRA DERRETER NA FORMA DE SILICONE NO MICROONDAS DE JEITO NENHUM!!!!ELA DERRETER JUNTO!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nao da certo porque minha amiga tem um canal e ela tá com fogo na casa

      Excluir
  10. Adorei isso!!! vou fazer com certeza!!!

    ResponderExcluir
  11. gente, toda forma de silicone vai ao forno?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Elizete,
      Até onde eu sei sim. Mas teve uma pessoa aqui nos comentário que disse que não.
      Então, quando for comprar, dá uma perguntada!!!

      Excluir
  12. MARAVILHOSO, GOSTEI DEMAIS. VALEU

    ResponderExcluir
  13. muito legal essa idéia, vou experimentar! sinto por ja ter jogado um monte de toquinho fora!!!

    ResponderExcluir
  14. Tontas, fiz no forno e, quando fui tirar da forma, quebrou tudo. Fiquei em duvida de se foi pq nao coloquei uma quantidade suficiente e acabou ficando fino demais, se foi pq eu nao deixei esfriar por muito tempo ou se a culpa é da forma de silicone, já que comprei a especifica para biscuit. De qualquer maneira, fiz a receita do microondas e to deixando esfriar, vamos ver se agora vai dar certo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Antônia,
      Vc tem que colocar o máximo de giz possível na forma, pois quando o giz derrete ele não rende muito.
      Essa forma de silicone demora um pouco mais para o giz secar, tenta esperar 1 hora para poder tirar da forma. Quando for tirar, tire uma por uma, dando uma empurrada com o dedo no centro do formato.
      Depois vc diz se deu certo!!!

      Excluir
  15. Pessoal, o meu gozo de cera não derreteu, só ficou mole... Tentei no mocroomicr e no forno, ambos com forma de silicone. Por que não deu certo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É aquilo que falei na publicação, cada cor varia o tempo. Eu coloquei no copo de porcelana pra derreter e ia tirando a cada tempo e olhando se tinha derretido, se ainda tivesse pedaços, voltava com o copo pra dentro do micro-ondas e deixava mais alguns minutos até derreter todo.

      Excluir
  16. Gente, meu giz não derreteu... Por que?

    ResponderExcluir

Os comentários que tiverem links de blogs, serão excluidos. Assim como os comentários de divulgações de sites, blogs e qualquer outro meio de vendas. Se quiserem que o blog ou produto seja compartilhado no blog, mandem por e-mail.