As Tontas Vão ao Céu

domingo, 8 de abril de 2012

Símbolos da Sociedade de Socorro


Um lírio sego é um dos símbolos da Sociedade de Socorro.
Um questionário popular rápido:
1. Qual é o emblema da Sociedade de Socorro?
2. Por que tem o símbolo do trigo no selo da Sociedade de Socorro?
3. Porque há uma tocha no selo da Sociedade de Socorro?
4. Quais são as cores oficiais da Sociedade de Socorro?
5. Qual é o lema da Sociedade de Socorro?
6. Qual é o significado da “chave” como mencionado por Joseph Smith?
Com uma história oficial da Sociedade de Socorro, que poderá sair ainda neste ano, prometida pela Irmã Julie B. Beck, presidente geral da Sociedade de Socorro, a apresentação sobre “Símbolos da Sociedade de Socorro”, de Connie Lamb, bibliotecária da BYU, neste ano na conferência da Association da History Mórmon na manhã de sexta-feira foi oportuna.
A irmã Lamb esboçou primeiro como o próprio nome da Sociedade de Socorro foi alterado:
1842: A Sociedade de Socorro Feminina de Nauvoo
1866: Sociedade de Socorro Feminina: 1866
1872: Sociedade de Socorro
1891: Sociedade de Socorro Nacional das Mulheres
1945: Sociedade de Socorro de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias
E o teste acima ilustra como a maioria de membros SUD sabem pouco sobre os símbolos. Muitas irmãs da Sociedade de Socorro podem provavelmente responder que o lema da organização é “A Caridade Nunca Falha”(1 Coríntios 13:8) e, talvez, poderiam responder que as cores da Sociedade de Socorro, são azul e ouro, mas muitas não sabem que o emblema da Sociedade de Socorro é o lírio sego, porque, como explicou a irmã Lamb, ele homenageia os pioneiros que tinham que comer o bulbo da flor para não morrer de fome e por isso simboliza uma “fonte de vida, a fé dos primeiros santos, a beleza, a castidade e a misericórdia de Deus. ”
Olhando atentamente para o atual selo da Sociedade de Socorro, percebe-se tanto uma tocha pequena no fundo e espigas de trigo que rodeia o “RS”. A tocha, como descrita pela irmã Lamb sublinha “o conhecimento do céu referidos por Joseph Smith, que descem sobre a organização. “O trigo, semelhante ao lírio sego, remete de volta a tradição dos pioneiros. Lamb explica que Brigham Young pediu Emmeline B. Wells em 1876 para incentivar as irmãs a “salvar grãos.” A tradição de recolher o trigo e ganhar dinheiro pelo trigo continuaria por décadas após. O trigo colhido foi utilizado para alimentar os pobres, dado aos agricultores para crescer, e transformado em farinha para as pessoas afetadas por desastres naturais.
A irmã Lamb explica que “(O trigo é) um símbolo apropriado para a Sociedade de Socorro, não só devido à sua associação com a assistência aos pobres e ao crescimento do intelecto e do espírito, mas também como uma lembrança do pão da vida, o Salvador da nossa salvação.”
Finalmente, a chave tem sido associada com a Sociedade de Socorro. Lamb conclui: “Em 1945, o Presidente George Albert Smith explicou o significado da declaração de Joseph Smith sobre a chave: ” Quando o profeta Joseph Smith virou a chave para a emancipação das mulheres, virou-se para todo o mundo. E de geração em geração o número de mulheres que podem desfrutar das bênçãos da liberdade religiosa e liberdade civil tem crescido. “O propósito da Sociedade de Socorro demonstra essa verdade, como irmãs que aprendem, através da luz do evangelho, usam seu tempo e talentos para a caridade, e ajudam umas as outras salvando almas. Os símbolos da Sociedade de Socorro, incluindo a chave, o lema, o lírio sego, o trigo, e a tocha são representações visuais do que a organização representa em sua unidade, uma vida digna e de caridade “.   

8 comentários:

  1. Eu também achei super bacana. É ideial para o Aniversário da Sociedade de Socorro e para o nosso próprio conhecimento.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pelas irmãs que tiveram o cuidado com a pesquisa sobre este assunto.Lembrando sempre, a importancia de se conhecer aquilo que se acredita.

    ResponderExcluir
  3. Amei foi bom conhecer sobre esse emblema..sempre quiz saber isso tudinho...
    Bjus gente.

    ResponderExcluir
  4. Oi precisava o ponto cruz molde do templo de Curitiba... agradeço de puder me enviar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente não tenho a matriz, mas existem sites que se vc jogar a imagem do templo, ele converte em matriz para ponto cruz. Não consigo te indicar nenhum em especifico.

      Excluir

Os comentários que tiverem links de blogs, serão excluidos. Assim como os comentários de divulgações de sites, blogs e qualquer outro meio de vendas. Se quiserem que o blog ou produto seja compartilhado no blog, mandem por e-mail.