As Tontas Vão ao Céu

quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Semana da Mulher - Embu das Artes


Na próxima semana, de 3 a 9 de março, o Governo de Embu das Artes vai intensificar a campanha para as mulheres realizarem exames de mamografia e papanicolau. O objetivo é ampliar o número de mulheres que fazem prevenção do câncer de mama e colo do útero, já que a boa saúde também é um direito da mulher. Nessa semana e mês do Dia Internacional da Mulher, todas as unidades de saúde estarão agendando exames de mamografia (que serão realizadas no PS Central) e de papanicolau em qualquer unidade de saúde. Além disso, haverão debates e palestras sobre a saúde da mulher e sobre o auto exame de mamas, e também outros eventos culturais. 
Este ano, a Secretaria de Saúde quer intensificar e aumentar o índice de exames mamográficos em mulheres de 50 a 69 anos, conforme determina o Instituto Nacional do Câncer, pois o câncer de mama é a segunda maior incidência entre as mulheres (perdendo apenas para o câncer de pulmão). Apenas cerca de 30% das mulheres o fazem anualmente, como recomendam os médicos, enquanto a maioria não exerce esse direito delas.  
Segundo Roseli Higa, da secretaria de Saúde, a campanha visa, prioritariamente, mulheres de 50 a 69 anos, mas qualquer mulher acima de 40 anos também pode fazer. Pois há tumores que o auto exame não detecta, só o exame de mamografia. “Em termos de câncer de mama, nosso objetivo é detectar a doença bem no comecinho, quando houver manifestação de alterações celulares. Pois se esperarmos o paciente vir com a queixa de dor, é porque a doença já está em estágio mais avançado.” Conforme Higa, primeiro sempre é feita uma triagem, pois há uma série de detalhes e informações (como, histórico na família, amamentação, etc) que são levados em consideração nos exames e no diagnóstico.  
“O essencial é que as mulheres devem vencer o preconceito, o estigma dos exames ou qualquer medo, e se cuidarem para prevenir que tais doenças se proliferem e evitar mutilações. Pois qualquer tatuagem é muito mais agressiva ao corpo do que esses exames preventivos” – declarou ela. 
Papanicolau é um direito da mulher na unidade de saúde mais próxima
O exame de coleta de papanicolau, que demora de 5 a 10 anos pra se manifestar, também é um direito da mulher como cuidado à sua saúde e que pode ser feito em todas as unidades básicas de saúde no mesmo dia, às vezes até no momento da chegada (sem agendamento prévio), ou com agendamento em período de no máximo 30 dias. Segundo a Secretaria de Saúde, no município, apenas 30% das mulheres fazem os exames anualmente e o Governo da Cidade de Embu das Artes tem se empenhado para aumentar esse índice. Roseli Higa informou que, para fazer o papanicolau, nos dois dias anteriores ao exame, a mulher não deve usar creme ou qualquer medicamento vaginal; não pode estar menstruada ou com sangramento e precisa fazer pausa sexual de 48 horas. E não precisa solicitação médica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários que tiverem links de blogs, serão excluidos. Assim como os comentários de divulgações de sites, blogs e qualquer outro meio de vendas. Se quiserem que o blog ou produto seja compartilhado no blog, mandem por e-mail.