As Tontas Vão ao Céu

domingo, 2 de janeiro de 2011

Mês da Consciência Negra em Embu das Artes

 No mês da Consciência Negra aconteceram várias atividades em Embu, infelizmente só pude participar de duas delas.
No dia 16/11 aconteceu na escola Amilton Suga uma Oficina de Bonecas Negras. Nesse dia fez muito frio e choveu bastante na parte da manhã, então eu fui a unica aluna a aparecer, mas isso não fez a menor diferença, pois a Beatriz Rodriguês me deu todo o suporte e atenção mais do que necessária.
Essas bonecas das fotos de cima foram feitas por ela para exposição.
 Aqui são as obras que fiz: uma boneca e um chaveiro. Não deu pra fazer mais nada porque eu estava com a Rafaela e ela queria ficar engatinhando nos corredores da escola porque estava ouvindo as crianças nas salas de aula.
 No final ainda ganhei de lembrancinha esse cartãozinho super fofo!!!!
Amei ter participado da oficina!!!
A segunda atividade que participei foi no dia 25/11 na escola Estela, onde aconteceu várias oficinas: Culinária, contação de história, penteados, bonecas negras e tan-tan.


 Esses painéis fizeram parte da sala temática, onde as professoras se vestiram a caráter!!!!
 Nessa mesa tinha alguns alimentos de origem africana e algumas palavras que usamos de também tem origem  afro.
 Essa é uma replica da senzala, a professora até falou um pouquinho sobre a capoeira e as danças.
 
 Nessa mesa foram colocadas bonecas de diferentes cores e etinias para simbolizar a igualdade racial. Também tinha os desenhos de alguns alunos da escola e o livro "Histórias Africanas Para Contar e Recontar" que está esgotado em sua editora, mas pode ser encontrado no site da Livraria Loyola por R$ 19,00.
As professoras até fizeram esse barco e colaram negros famosos. Eu fiquei com medo de colocar a Rafaela dentro dele para tirar foto, mas a professora me garantiu que o barco aguentada e foi verdade!!!

Quem visitava a sala Temática ganhava como lembrancinha um marcador como esses, confeccionado pelas próprias professoras.
Na sala de penteados tinha dos mais variados, o meu ficou super bacana... fiquei até com dó de desfazer depois.

As crianças se divertiram muito, já a Rafaela só deu pra participar da sala de "Contação de História" que foi muito divertida.
Uma professora foi lendo o livro "Menina Bonita do Laço de Fita", onde um coelhinho quer ter um filhote da cor da menina do laço e pergunta para ela o que deveria fazer. A menina dá várias formulas para o coelho que se decepciona cada vez que percebe que não deu certo. Até que no final ele encontra uma coelhinha da cor que ele quer. Este livro pode ser encontrado no site da Livraria Saraiva por R$ 18,30.
Bom, mas enquanto uma professora lia o livro, outros faziam a encenação.
Por último, participei da sala de culinária onde ganhamos a receita da broa de milho maravilhosa!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários que tiverem links de blogs, serão excluidos. Assim como os comentários de divulgações de sites, blogs e qualquer outro meio de vendas. Se quiserem que o blog ou produto seja compartilhado no blog, mandem por e-mail.