As Tontas Vão ao Céu

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Inscrições para o curso sobre a APA Embu Verde

Galera,

Estão abertas as inscrições para o Curso de Educação Ambiental sobre a Área de Proteção Ambiental (APA) Embu Verde, que é financiado pelo Fundo Estadual de Recursos Hídrico (FEHIDRO), em parceria com a Sociedade Ecológica Amigos de Embu (SEAE). As vagas são limitadas para 120 pessoas, que serão divididas em duas turmas de 60 cada. O interessado pode optar por dois locais para fazer o curso: Escola Estadual Hugo Carotini - Estrada Keichi Matsumoto, 2.025, Jardim Tomé – ou na Escola Municipal Mikio Umeda - Estrada Velha de Cotia, 73, Itatuba. As aulas serão aos sábados, das 8h30 às 12h30.
O curso será ministrado por educadores e pesquisadores da área ambiental e tem o intuito de que a população do município conheça melhor a APA de Embu das Artes, que possui mais de 60% de área de mananciais. O curso traz informações importantes para a valorização e gestão participativa do patrimônio natural da cidade e faz parte do Projeto Diagnóstico Socioambiental da APA Embu Verde.  Além disso, haverão oficinas, caminhadas e mapeamento socioambiental participativo. Ao final, os alunos receberão certificado (28 horas), emitido em parceria com o Instituto de Geociências (IGC) e o Programa de Ciência Ambiental (PROCAM), da Universidade de São Paulo (USP).
O curso é gratuito e iniciará em fevereiro 2011.  Informações com a SEAE no telefone 4781-6837 ou com a Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Embu das Artes no telefone 4785-3524.

Confira o conteúdo programático do curso:

Calendário de Atividades:


Módulo 1 – 4h de atividade - das 8h30 às 12h30

Área de Proteção Ambiental Embu Verde: Dialogando com as Águas e os territórios

  • 12/2: Turma B (Capuava e Jardim Tomé), na Escola Estadual Hugo Carotini, localizada na Estrada Keichi Matsumoto, 2.025, Jardim Tomé, Embu
  • 26/2: Turma A (Itatuba e Ressaca), na Escola Municipal Mikio Umeda, localizada na Estrada Velha de Cotia, 73, Itatuba, Embu

Módulo 2 – 8h de atividade

Saída de Campo: Caminhada Diagnóstica – Reconhecer a APA Embu Verde

  • 12/3: Turma A (Itatuba e Ressaca) e Turma B (Capuava e Jardim Tomé)

Módulo 3 – 4h de atividade

Diagnóstico do Meio Físico e Áreas de Risco

  • 26/3 - Turma A (Itatuba e Ressaca)
  • 9/4 - Turma B (Capuava e Jardim Tomé)

Módulo 4 – 4h de atividade

Elaboração do Mapa Socioambiental Participativo

  • 7/5 - Turma A (Itatuba e Ressaca)
  • 21/5 - Turma B (Capuava e Jardim Tomé)

Plenárias

4h de atividade
  • 4/6 - Turma A (Itatuba e Ressaca) e Turma B (Capuava e Jardim Tomé), no Parque do Lago Francisco Rizzo, localizado na Rua Alberto Giosa, 300, Centro
  • Conhecendo e vivenciando as oportunidades e desafios do meu lugar, APA Embu Verde: como eu me reconheço neste território?
4h de atividade
  • 2/7 - Turma A (Itatuba e Ressaca) e Turma B (Capuava e Jardim Tomé), no Parque do Lago Francisco Rizzo, localizado na Rua Alberto Giosa, 300, Centro
  • Construção de cenários e conflitos; jogos de papéis; dinâmicas colaborativas de gestão compartilhada da APA e “espaços verdes” de Embu – nossos territórios de vida!

Eu já fiz minha inscrição!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários que tiverem links de blogs, serão excluidos. Assim como os comentários de divulgações de sites, blogs e qualquer outro meio de vendas. Se quiserem que o blog ou produto seja compartilhado no blog, mandem por e-mail.