As Tontas Vão ao Céu

domingo, 10 de outubro de 2010

Projeto Doe Grafitte 9434

Grafite ou grafito (do italiano graffiti, plural de graffito) é o nome dado às inscrições feitas em paredes, desde o Império Romano. Considera-se grafite uma inscrição caligrafada ou um desenho pintado ou gravado sobre um suporte que não é normalmente previsto para esta finalidade - normalmente em espaço público.
Confesso que sou uma grande admiradora do bom grafite. Bom quando o dono está ciente que seu muro está sendo pintado e com mensagens bacanas.
Já faz alguns dias que tenho admirado alguns muros com mensagens bacanas sobre doação de órgãos, mas só nesse sábado que percebi que nestes muros que admiro tem um site chamado Doe Grafitte. A curiosidade foi tão grande que decidi entrar e conhecer melhor o projeto.
O projeto 9434 nasceu do grafiteiro Zirmalei (Zizi), para a sensibilização da sociedade sobre a importância da doação de tecidos e órgãos e por acreditar que a arte é uma poderosa ferramenta de sensibilização social.
O título doe 9434 é uma sigla que significa: doação de órgãos espontânea. O algarismo 9434 é o número de lei que apresenta a regularização da doação de tecidos e órgãos no Brasil.
O projeto consiste na realização de pinturas artísticas em forma de grafite, serão realizadas 9 pinturas em locais diferentes pela zona sul de São Paulo representando os seguintes órgãos e tecidos: órgãos - coração, pulmões, fígado, rins; tecidos - córneas.
Infelizmente não é possível copiar as fotos dos muros no site, então vocês terão que entrar no próprio site e ver um pouco do projeto. Essa foto que coloquei na mensagem encontrei em um blog que critica duramente os grafiteiros. Copiei ela porque esse tipo de mensagem acho legal, desde que seja feita com a autorização.

Um comentário:

Os comentários que tiverem links de blogs, serão excluidos. Assim como os comentários de divulgações de sites, blogs e qualquer outro meio de vendas. Se quiserem que o blog ou produto seja compartilhado no blog, mandem por e-mail.